Na tarde desta terça-feira (22/10), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Grupo Tático Ambiental (GTA) do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), identificou um crime ambiental na região de Águas Claras. Segundo a PMDF, a equipe encontrou uma Arara-canindé mantida em cativeiro em condições impróprias, caracterizando maus-tratos.
Segundo a PMDF, após a averiguação, o responsável pela ave foi autuado com base no Artigo 32 da Lei 9.605/98, a Lei de Crimes Ambientais, que trata de maus-tratos a animais. A PMDF conduziu o indivíduo à 21ª Delegacia de Polícia (21ª DP) para as medidas legais cabíveis, além de acionar peritos para avaliar o estado de saúde da ave.
Ainda segundo a PMDF, a corporação reafirma seu compromisso com a proteção ambiental, destacando a importância da atuação conjunta da população e das autoridades no combate a crimes contra a fauna. A Arara-canindé, uma espécie protegida, será encaminhada a cuidados especializados, reforçando o papel da polícia na preservação da biodiversidade.