Acordo envolve Estado e União
Goiás contará com uma força-tarefa de segurança pública que evolve os governos federal e estadual. O acordo de cooperação técnica que cria a iniciativa será assinado amanhã, sexta-feira (5/8), às 11h, na sede da Superintendência da Polícia Federal em Goiás, no Setor Pedro Ludovico.
A estrutura terá participação da União, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a interveniência da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Departamento Penitenciário Nacional. Pelo Estado, a Secretaria de Segurança Pública e seus entes subordinados, integrados pela Polícia Civil, Polícia Militar e Diretoria Geral de Administração Penitenciária.
O objetivo da força-tarefa é integrar as forças de segurança pública federal e estadual, de modo a intensificar o enfrentamento e a desarticulação das organizações e associações criminosas, com ênfase no combate a crimes como o tráfico de drogas e armas, furto, roubo e receptação de cargas e valores e lavagem e ocultação de bens.
O acordo terá vigência de cinco anos, podendo ser renovado ou rescindido. Durante esse período, os órgãos participantes vão destinar recursos humanos, materiais, logísticos, tecnológicos, bases de dados e expertise de atuação institucional na composição da força-tarefa.
Fonte: A redação