fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Incêndios colocam oito cidades goianas em situação de emergência

06 de setembro, 2022
1 minuto de leitura
Número de incêndio no DF aumentou 16,72%.
Número de incêndio no DF aumentou 16,72%. (FOTO: CBM-GO)

Municípios podem solicitar recursos federais

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em oito cidades de Goiás atingidas por incêndios florestais. Estão na lista Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Guarani de Goiás, Nova Roma, São Domingos, São João D`Aliança e Teresina de Goiás. A portaria com os reconhecimentos federais de situação de emergência foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (2/9).

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecida pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado. 

Baixa umidade
Com o clima seco e a falta de chuvas, o número de queimadas em Goiás tem aumentado. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a quantidade de queimadas na região Centro-Oeste do Brasil neste ano já é maior que no mesmo período do ano passado.

Para os próximos dias, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) prevê que a umidade relativa do ar pode chegar a 12% nas regiões Central, Oeste, Sudoeste e Sul e a temperatura máxima deve atingir a marca de 38°C em algumas regiões do Estado. Na capital, o índice chegou a 10% na segunda-feira (5/9). 

No último final de semana, um incêndio destruiu 150 hectares do Parque João Leite, em Goiânia. O incêndio começou na sexta-feira (2/9) em uma área às margens da barragem do João Leite e se espalhou rapidamente. De acordo com os militares, a baixa umidade relativa do ar e os ventos fortes dificultaram o trabalho. 

Fonte: Bruno Hermano, A redação 

Em destaque