Os interessados devem procurar atendimento, que é gratuito.
Há exatamente um ano, o Procon Goiás inaugurou o Núcleo de Apoio e Atendimento aos Superendividados (NAS). Nesse período, foram realizadas mais de 50 audiências de conciliação entre consumidores e credores. O índice de acordos efetuados para o pagamento de dívidas em atraso é de 60%. Os interessados devem procurar atendimento, que é gratuito.
O coordenador do serviço, Antônio Carlos Ribeiro, convida o consumidor à procurar o órgão. Segundo ele, o acordo pode ser feito para pagamento à vista ou parcelado. A carência para o pagamento da primeira parcela é de seis meses.
“Convidamos o consumidor a nos procurar para auxiliar nesse processo de repactuação de dívidas. Há descontos, no caso de pagamento à vista, ou extensão de prazo em até 5 anos, como prevê a Lei do Superendividamento (Lei 14.181/2021)”
Antônio afirma que o consumidor já pode sair da audiência com o acordo formalizado. Para o gestor, resolver as pendências administrativamente, sem acionar a Justiça, é uma vantagem para a população.
Atendimento
O consumidor em situação de superendividamento deve procurar a sede do Procon Goiás (Rua 8, nº 242. Ed. Torres, St. Central, Goiânia), onde passará por uma triagem. Após o atendimento inicial, a equipe entrará em contato com os credores para saber se há interesse em fazer a negociação para o agendamento de uma audiência de conciliação. É preciso apresentar ao órgão os seguintes documentos:
– Cópia da identidade e CPF;
– Cópia de comprovante de residência;
– Comprovantes da renda individual, complementar e familiar;
– Comprovantes das despesas;
– Demonstrativos das dívidas.
O NAS não inclui no plano de pagamento dívidas com garantia real, de financiamentos imobiliários, contraídas por indenizações judiciais, dívidas alimentícias, dívidas fiscais, dívidas de condomínio, dívidas rurais e de aluguel. É considerado superendividado o consumidor que comprometeu mais de 75% da renda mensal com dívidas.
Para mais informações, basta ligar no telefone (62) 3201-2891.
Fonte: A Redação