A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início, na última segunda-feira (16), ao Projeto de Recuperação de Aprendizagem (PRA Goiás) para alunos do 6º ano do ensino fundamental da rede pública estadual de ensino. O projeto tem o objetivo de corrigir defasagens de aprendizagem, especialmente no contexto pós-pandemia, e tem como público-alvo os estudantes do 6º ano com dificuldade de leitura e escrita.
“O estudante de 6º ano de 2022 ficou os dois últimos anos sem aula [presencial]. Era para o aluno estar consolidando o processo de leitura e escrita no 4º e 5º anos, mas não teve essa oportunidade. Ele esqueceu muita coisa nesses dois anos em que ficou parado. Então o PRA Goiás é para esse grupo de estudantes que não tiveram a leitura e escrita consolidadas nos anos iniciais do ensino fundamental”, explicou a gerente de Produção de Material para o Ensino Fundamental da Seduc, Alessandra Oliveira.
Segundo a gerente, o projeto vai focar em Língua Portuguesa, neste semestre, e em Matemática, no segundo semestre. De 16 a 27 de maio, os professores vão aplicar atividades de consolidação de leitura e escrita com os alunos selecionados, utilizando um material didático complementar desenvolvido pela Seduc.
O material é dividido em 10 unidades, sendo que cinco serão trabalhadas nessas duas semanas. As outras 5 serão desenvolvidas semanalmente, até o final do semestre. Todo o conteúdo é contextualizado para a linguagem adolescente, a fim de atrair os estudantes.
Seduc: Recomposição de aprendizagem
Paralelamente ao PRA Goiás, todos os estudantes de 6º ao 9º ano do ensino fundamental vão passar por um período de recomposição de aprendizagem de 16 a 27 de maio. O Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem (PARA) busca reforçar habilidades críticas de todos os componentes curriculares, com todos os alunos, em quatro períodos por ano. Neste mês, as escolas estaduais vão realizar o segundo período de 2022.
Como explicou Alessandra Oliveira, enquanto a recomposição de aprendizagem é voltada para o reforço de habilidades já adquiridas, a recuperação tem o objetivo de desenvolver conhecimentos que ainda não foram adquiridos. “A recomposição é para todos, porque todos têm algum conhecimento que deixou para trás. A recuperação do 6º ano é para esse grupo de alunos que ainda está no nível dos anos iniciais do ensino fundamental”, afirmou a gerente da Seduc.