Estado soma 27.595 óbitos pela doença
Em apenas 48 horas o estado de Goiás registra 535 novos casos de Covid-19 e 12 mortes. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) publicados no boletim epidemiológico desta terça-feira (22/11).
Com as atualizações, Goiás já soma 1.740.001 infecções pelo novo coronavírus e 27.607 óbitos desde o início da pandemia.
Conforme consta no boletim, outros 870.380 casos e 70 mortes são investigadas para saber se há alguma relação com a doença. A taxa de letalidade do vírus é de 1,59%.
Alerta
Diante do aumento de casos de covid-19 registrados nos últimos dias, a SES-GO alerta a população que ainda não completou o esquema vacinal a tomar as doses em atraso nos postos de vacinação. De acordo com especialistas, essa é a forma mais efetiva de proteção contra os agravos da doença.
Dados da SES-GO apontam que há um grande contingente que está com o esquema vacinal incompleto. Em todo o Estado, são 720.269 pessoas de diferentes faixas etárias que ainda não tomaram sequer a segunda dose (D2).
O problema é ainda maior na aplicação da dose de reforço (DR) – 2.483.051 pessoas. Outras 1.013.553 não procuraram os postos para a aplicação do segundo reforço (DR2).
A gerente de Imunização em substituição da SES-GO, Allessandra Santana, avalia como preocupante o desinteresse da população em seguir o esquema completo de vacinação.
“Vacina salva vidas e está disponível gratuitamente a todas as pessoas”, sublinha.
Ela ainda enfatiza que a imunização completa torna-se mais importante com o avanço dos casos de covid-19 nas últimas semanas e o surgimento de uma nova variante da doença no País. A linhagem, identificada como BE.9, tem mutação que pode facilitar a transmissão da enfermidade.