Um dos casos registrados foi uma agressão contra uma mesária em Guarani de Goiás
Segundo o levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Goiás foram registradas 181 ocorrências no segundo turno (30). Deste número, 83 urnas foram substituídas durante a votação em vários munícipios goianos.
A Polícia Militar, também registrou a prisão de duas pessoas por crimes eleitorais.
Um dos casos registrados foi uma agressão contra uma mesária em Guarani de Goiás. Uma mulher teria agredido a voluntária durante a votação. Ela foi presa em flagrante pela Polícia Militar.
Outro caso se refere ao flagrante de uma mulher que tentou fotografar a urna eletrônica durante a votação e teria agredido um dos policiais. O que resultou na prisão dela.
Fotos
A maioria dos casos foi de tentativa de tirar fotos de urna eletrônica. De acordo com o diretor-geral do TRE-GO, Wilson Gamboge não houve registro de situação grave. Houve, no geral, 36 ocorrências envolvendo a violação do sigilo do voto.
A prática de registrar o voto é vedada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pode resultar em prisão.
Decisão
O TSE decidiu por unanimidade em agosto proibição de entrada de aparelhos eletrônicos na cabine de votação. O eleitor não pode entrar na cabine com o celular no bolso, nem mesmo se estiver desligado.
A decisão visa garantir o sigilo do voto e evitar qualquer tipo de pressão sobre o eleitor.