O Distrito Federal está recebendo uma iniciativa pioneira voltada para a capacitação de profissionais, pais e cuidadores de crianças com autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O projeto Mãos Preparadas combina a nutrição preventiva com técnicas de primeiros socorros, oferecendo uma abordagem integrada para melhorar a qualidade de vida dessas crianças e de quem cuida delas.
Idealizado pela nutricionista Carla de Castro, especialista em autismo e TDAH, e por Estevão Aguiar, bombeiro militar e socorrista, o projeto foi inspirado nas Leis Lucas nº 13.722/18 e nº 14.254/21, que tratam da obrigatoriedade de treinamento em primeiros socorros em instituições de ensino. “A ideia é trazer uma abordagem que una teoria e prática sobre saúde alimentar e primeiros socorros, para auxiliar aqueles que lidam com esse público rotineiramente”, explica Carla.
O curso oferecido pelo Mãos Preparadas tem dez horas de duração e busca capacitar equipes multidisciplinares, como pedagogos, terapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, além de colaboradores de instituições educacionais, pais e cuidadores. O treinamento é completo, com módulos que incluem desde a importância da alimentação preventiva até simulações de emergências com manequins, cobrindo quedas, engasgos, convulsões e parada cardiorrespiratória. Ao concluir o curso, os participantes recebem um certificado válido por um ano.
O Módulo 1 do curso foca na alimentação como fator de prevenção, explorando a neurobiologia do autismo e TDAH, e o impacto da saúde intestinal no comportamento das crianças. Já o Módulo 2 é voltado para os primeiros socorros, com ênfase em técnicas adaptadas para esse público. Além disso, o curso oferece um e-book com dicas e receitas práticas, reforçando a importância da nutrição.
Além do curso completo, o projeto oferece formatos alternativos: uma palestra de três horas, que apresenta noções básicas de primeiros socorros e a relação entre alimentação e comportamento, e um workshop de cinco horas, que inclui atividades práticas sobre a influência da alimentação e técnicas de emergência.
“O Mãos Preparadas preenche uma importante lacuna ao unir esses dois conhecimentos fundamentais. Essa capacitação não só previne riscos imediatos, mas também melhora a saúde e qualidade de vida dessas crianças e das pessoas ao seu redor”, defende Carla.