O serviço de streaming de música Spotify anunciou nesta quarta-feira (16) a chegada do Greenroom, um novo aplicativo de conversas por voz que irá concorrer com o Clubhouse – que bombou no início do ano.
Disponível gratuitamente para iPhones e celulares Android no Brasil e mais outros 134 países, o Spotify Greenroom vai funcionar de forma separada à plataforma de música, mas os usuários têm a opção de usar o mesmo login para ambos os apps.
Qualquer pessoa pode criar uma sala de áudio para ser anfitrião ou participar de outras conversas como espectador ou convidado. Não há a necessidade de convites para se cadastrar.
Os ambientes são definidas por temas, mas é possível criar espaços livres – o limite é de 1.000 pessoas simultâneas.
Nos eventos maiores, um moderador pode controlar o fluxo da conversa e é possível “levantar a mão” para pedir a palavra. A audiência pode “aplaudir” dando uma espécie de moeda virtual, que é exibida ao lado do perfil dos usuários.
O Spotify Greenroom também terá uma opção para transformar as conversas em podcasts, que podem ser hospedados na plataforma de streaming.
Os áudios são todos gravados para haver moderação e combate ao discurso de ódio, segundo a empresa.
A novidade é fruto de uma aquisição feita pelo Spotify em março, quando a companhia comprou a desenvolvedora Betty Labs, que tinha experiência no mercado de áudio ao vivo com outro aplicativo, o Locker Room.
Greenroom e popularidade de apps por voz
Os serviços de conversas por voz ganharam tração no início desse ano com a explosão do Clubhouse, o que atraiu os olhares de concorrentes.
O Twitter, por exemplo, disponibilizou no início de março o recurso de áudio “Spaces” para pessoas que usam Android.
O “Spaces” é um recurso em testes no Twitter, lançado em dezembro passado. Nele, usuários criam salas de áudio para bater papo ou reunir uma plateia em tempo real – ideia muito similar ao Clubhouse.
O Facebook, dono do Instagram, anunciou em abril uma série de novidades de áudio, incluindo provável rival desses apps.
Fonte: G1