O levantamento foi feito por técnicos da Senatran, que é ligada ao Ministério dos Transportes. Entre 20 de junho de 2008 e 19 de junho de 2023, o Registro Nacional de Infrações de Trânsito catalogou mais de 1 milhão de infrações de motoristas que dirigiam sob efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas.
O relatório aponta que mais de 80% desse total são condutores do sexo masculino, com mais de 30 anos. Além disso, mais de 90% dos veículos autuados eram de categoria particular, sendo os carros de passeio os campeões de infrações, representando mais de 65% dos casos.
O levantamento divulgou ainda que as infrações ocorrem principalmente aos finais de semana, entre 23h e 0h, e domingo entre 17h e 18h costuma ser o horário mais crítico.
Os estados no topo das ocorrências são Minas Gerais (187 mil infrações), São Paulo (162 mil) e Paraná (83 mil). E entre as capitais que lideram o ranking de infrações estão Belo Horizonte, com 48 mil ocorrências, e em seguida vem Brasília, acumulando 36 mil autuações por embriaguez ao volante. Ainda de acordo com o Senatra, o campeão de infrações à Lei Seca é um carro com placa de Valparaíso de Goiás, entorno do Distrito Federal – as nove infrações do veículo, inclusive, aconteceram em Brasília.
O relatório servirá como base para o governo repensar as estratégias de fiscalização, acrescentando mais políticas de conscientização sobre a importância de não dirigir sob influência de bebidas alcoólicas.