fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Rinite e sinusite: Especialista alerta para sintomas e riscos do uso indiscriminado de descongestionantes

28 de outubro, 2024
1 minuto de leitura
Rinite e sinusite: Especialista alerta para sintomas e riscos do uso indiscriminado de descongestionantes
Rinite e sinusite: Especialista alerta para sintomas e riscos do uso indiscriminado de descongestionantes. Foto: Reprodução Freepik

A rinite e a sinusite são condições respiratórias comuns e frequentemente confundidas devido a sintomas parecidos, como obstrução nasal e desconforto facial. Enquanto a rinite envolve uma inflamação na mucosa nasal, que pode ser causada por alergias, vírus ou mudanças bruscas de temperatura, a sinusite afeta os seios paranasais, podendo provocar dor e, em alguns casos, mau cheiro – um sintoma chamado cacosmia. Cerca de 25% da população convive com a rinite, cuja causa mais comum são alergias, especialmente à poeira.

Segundo a otorrinolaringologista Marcela Suman, a duração dos sintomas é um dos principais fatores para diferenciar as duas condições: “Se os sintomas ultrapassam 7 a 10 dias, é provável que o caso evolua para uma sinusite. Antes disso, geralmente trata-se de uma rinite.” Além disso, crises alérgicas podem ser desencadeadas por animais domésticos em pacientes predispostos, como explica Suman: “Algumas pessoas têm alergia ao pelo de gatos, o que pode agravar a rinite. O teste alérgico, conhecido como prick test, é essencial para determinar se o contato com animais está realmente associado aos sintomas.”

Outro fator de confusão é a crença de que alimentos frios podem causar rinite ou sinusite. A especialista esclarece que, embora isso não seja verdade, pessoas com rinite vasomotora podem apresentar crises com a ingestão de alimentos frios, principalmente se forem sensíveis a mudanças de temperatura: “Esse tipo de rinite surge com o frio, vento ou ingestão de sorvetes e afeta principalmente pessoas com sensibilidade elevada às variações climáticas”, acrescenta.

A médica também alerta sobre os riscos do uso indiscriminado de descongestionantes nasais, como produtos que contêm oximetazolina e nafazolina, que podem ser prejudiciais à saúde cardíaca e respiratória: “O uso constante de descongestionantes pode ter consequências sérias, semelhantes aos danos causados por drogas ilícitas, mas sem os efeitos psicoativos.” Para lidar com a rinite e a sinusite, Marcela Suman recomenda evitar automedicação e buscar orientação profissional, garantindo um diagnóstico preciso e um tratamento seguro e eficaz.

Em destaque